quarta-feira, 11 de abril de 2012

VAMOS EXECUTAR ESSES BOIOLAS

Moisés Malacaia era um pastor "da antiga", evangélico "de berço", daquele tempo em que eram chamados de "bíblias". Tinha modos severos, terno e gravata, contra o mundanismo da TV e do rádio, rústico com as mulheres moderninhas da sua Igreja Pentecostal da Verdade de Deus escondida em Grão-Pará, nos cafundós do Rio de Janeiro.

Era um líder nato. Sua fala era cheia de gestos cinematográficos, expressões faciais teatralizadas, mas sempre objetiva, sem meias palavras e nem um pouco preocupada com o senso comum do que se convencionou a chamar de "politicamente correto". Costumava sempre repetir:

"Prego simplesmente a Palavra de Deus, nem mais, nem menos. Não gosto de teologias e nem interpretações. A modernidade está destruindo nossas igrejas e enfraquecendo a força moral do nosso povo eleito".

Chovia "glória a Deus", "aleluia", "é verdade", "o Senhor é contigo". O pastor Malacaia sorria, suavemente, sem parecer soberbo, um simples entortar de boca feliz como quem cumpre uma missão divina. Sentia-se membro de uma espécie de "Bope do Senhor Jesus" e a Bíblia era seu fuzil.

Era um domingo de fevereiro e a igreja estava vazia. Não se sabia se os fiéis amoleceram na cama com o calor - será que se entregaram aos prazeres da carne com todo esse suor de verão? - ou foram seduzidos pelas brisas demoníacas das praias cariocas. Poucas pessoas compareceram no culto das 10 horas. 

O pastor, com ares indignados contra esse relaxamento espiritual, exortou em seu sermão sobre a necessidade de fidelidade à Casa do Senhor e disciplina dos discípulos nesses "tempos de perdição". Começou a escrachar todas as formas de libertinagem do mundo que "jaz no maligno" e, especialmente, sentiu-se inspirado a falar sobre um texto que, disse ele, houvera sido "soprado pelo Espírito Santo":

"Se um homem se deitar com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato repugnante. Terão que ser executados, pois merecem a morte" (Levítico 20:13)

Inflamou-se! Escancarou a garganta e com punhos cerrados vociferou, defendendo a morte de todos os homossexuais como um bem, um processo de expurgo social que Deus mesmo deseja. Nenhum cristão poderia admitir que tais pessoas pudessem participar de suas santas assembleias, mesmo na vida social, Deus pede a execução desses "boiolas".

Um jovem, aparentando uns 20 anos de idade e muito retraído, até então, ainda que temeroso, decidiu abrir a boca, interrompendo ousadamente o sermão do santo homem de Deus que caminhava para um desfecho apocalíptico, cheios de "aleluias".

"Pastor Malacaia, mas Levítico 20:9 diz que se eu amaldiçoar meu pai ou minha mãe devo ser executado. Se meu pai for gay, eu devo amaldiçoá-lo e executá-lo ou ele antes deve fazer isso por eu tê-lo amaldiçoado? Deus estaria ao lado de quem nesse caso?"

O pastor Moisés ficou confuso por alguns segundos, mas não se deixou abalar. 

"Claro que Deus perdoa, se você realmente é um cristão que se arrepende de ter amaldiçoado seu pai ou sua mãe. Eu te conheço, você mesmo não faria isso".

O jovem, ainda insatisfeito, questionou mais uma vez:

"Pastor, no mesmo Levítico 20:15-16 diz que relações com animais merecem execução. Devo seguir tudo que está escrito em Levítico e na Torá? Eu já ouvi dizer que algumas pessoas de nossa igreja...."

"Cale-se", disse o pastor já nervoso, "quer saber mais de teologia do que eu?"

"O senhor disse que não gosta de teologias e prega a Palavra pura de Deus, eu apenas estou querendo entender e obedecer".

Malacaia, aturdido, se endireitou no púlpito, folheou sua Bíblia, sorriu para assembléia pequenina e disse:

"Esse amado membro está confuso. Lembro a ele que o Senhor abomina relações homossexuais não somente em Levítico 20, mas também em Deuteronômio 23:17, em 1Timóteo 1:10 e 1Coríntios 6:9. A Bíblia estaria errada meu jovem?"

O garoto corou-se, mas reuniu forças e perguntou ainda mais:

"Até onde pude compreender, Deuterônomio 23:17 é contra a prostituição sagrada dos pagãos e os textos paulinos condenam a imoralidade sexual, não necessariamente a homossexualidade. A sodomia, no original grego, pode ser entendida...."

"Chega moleque! Eu sou o pastor, eu sou!"

Com leve trêmulo sorriso o jovem disse:

"Eu sou não é o nome de Deus nas Escrituras?"

"Saia daqui, se não...."

O jovem olhou fundo nos olhos do pastor e confessou de pé:

"Perdoe-me papai, mas eu sou gay, o senhor sabe disso. Creio que o amor de Deus é maior e nada poderá me separar de Cristo. Se quiser, pode me executar, aliás, sua convivência vem me executando aos poucos. Quem sabe meu sangue não possa aplacar de uma vez sua ira ou satisfazer sua fé num Deus estranho e sem misericórdia".

O pastor desmaiou e foi amparado pelos obreiros:

"Água, tragam água...."

A pequena assembléia ficou chocada. Como pode? O filho do pastor? Uma senhora disse, com ares de quem tudo sabe:

"Bem que eu sempre achei ele muito afeminado, aquela mania de cantar Aline Barros nunca me enganou".

O jovem levantou-se, manteve-se de cabeça baixa e retirou-se da igreja para lá nunca mais voltar. Seu pai, o pastor Moisés Malacaia, chorou, assim como Jesus no Horto das Oliveiras. Depois disso, nunca mais foi o mesmo. Começou a beber demais, jogar carteado pelos bares da Baixada Fluminense e abandonou os púlpitos. Deixou a mulher e seus seis filhos. Foi encontrado, pela última vez, entre os braços de uma travesti da Lapa, bêbado, sussurrando: 

"Senhor, tem misericórdia de mim, pecador".


4 comentários:

  1. É uma boa história, que certamente dará margem a diversas interpretações. Cada um tenha aquele que melhor lhe convir...

    ResponderExcluir
  2. Eu coloquei, nas entrelinhas, minha posição.
    Um grande abraço amigo e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. espero que meu comentário possa edificar. acredito que o amor tudo suporta, assim como esta escrito na biblia e nos corações daqueles que amamos,a verdade não é uma imposição,ainda á muito que aprender, mas quem esta disposto a ser ensinado, sem medo, sem dividar. é dificil, mas é necessário,todos os dias fazemos escolhas,serão as escolhas certas? quem sabe, se você deixar a resposta virá, ainda não tenho todas as minhas, mas espero que voce seja o primeiro a quem o Senhor possa confortar.

    ResponderExcluir
  4. Que fascinante para quem só vê Malafa pregando contra a prática Homosexual aos Sábados. "Garoto esperto", digo EXPERTO rs.
    Na época em que seu pastor e sogro era vivo as coisas eram diferentes. Elizete coitada (sua esposa) só tem que acompanhar e agora ela com uma hora de programa...
    Parabéns pelo blog Márcio!

    ResponderExcluir