quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Quando sentimos o desprezo do Outro

Nem sempre os nossos nos dão o devido valor, aliás, em geral, é justamente entre as pessoas que nos conhecem (amigas/os, vizinhos e familiares) que recebemos as críticas mais ácidas, as desconfianças mais infelizes e as expectativas mais vacilantes. Foi assim com Jesus.

Depois de contar muitas histórias para seus discípulos e populares, ele regressou a sua terra natal, a cidade de Nazaré. Lá ele foi ensinar na sinagoga local e muitos ficaram impressionados com sua sabedoria e seu poder de operar milagres, pois não passava de um filho de carpinteiro com Maria, seus familiares eram conhecidos e moravam na localidade.

“Como pode um Zé Ninguém filho de gente pobre aqui da cidade ser um sábio e fazer milagres?”

O que Jesus sofreu, muitos de nós continuamos a sofrer ainda hoje. O preconceito, o desvalor e as tentativas várias de desmerecer nosso esforço, conhecimento, relação com Deus e princípios ético-espirituais.

“Quem ele pensa que é? E o desprezavam.”[1]

Jesus reconhece o problema, sente o preconceito e a ignorância deliberada. Aquele povo não queria enxergar a luz, o amor e a sabedoria que estava diante deles. O que prova que nem sempre ver é crer, pois eles viram, ouviram e ainda assim, não acreditaram na mensagem profética que Jesus, o Messias, era portador encarnado. O Deus de amor sofre o desprezo.

“Um profeta não é importante em sua terra e em sua família, nas ruas em que brincou quando criança.”

Assim foi com Jesus e assim pode ser conosco. E justamente por conta da indiferença e hostilidade do povo daquela localidade (“falta de fé” em algumas traduções), não fez ali muitos milagres. Realmente, com tal ambiente nem seria mesmo possível algo extraordinário, pois o extraordinário só se faz possível em ambiente de fé e acolhimento, não onde há o desprezo.

Oração: Deus querido, ajuda-me a resistir diante dos preconceitos e agir com energia e compaixão diante da hostilidade, do desprezo e da ignorância de muitos. Tu mesmo Senhor Jesus sentiu isso na pele, então, auxilia-me nesta hora e realiza em mim o milagre do teu amor e acolhimento. Amém.



[1] Tradução “A Mensagem” (Editora Vida) em Mateus 13:53-58 com o uso combinado da tradução “Nova Bíblia Viva” (Mundo Cristão Editora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário