quinta-feira, 27 de outubro de 2011

NÃO ESPERE MUITO DE UM SER HUMANO


Há no senso comum do povo dois equívocos radicais: ninguém presta ou todos os seres humanos são bons.

A Bíblia nos ensina uma visão cognitiva bem mais equilibrada e profundamente realista.

Achar que ninguém presta é esquecer-se da graça comum de Deus que faz sua presença cair “sobre justos e injustos”. É essa Presença Espiritual que move muitos seres humanos no caminho da bondade e da justiça, independente do seu credo ou ateísmo. Sendo assim, essa postura extremista do “ninguém presta” pode nos tornar cegos e ingratos diante da presença graciosa de Cristo no mundo e do Seu Espírito que sopra em todos os cantos da vida humana, gerando mudanças individuais e até mesmo societárias.

Perceba que há muitos “anjos” de Deus ao nosso redor. Veja esse vídeo musical e depois volte ao texto ou, se preferir, veja depois de ler o texto.



Por outro lado, há nas Escrituras um testemunho claro de que todos nós somos pecadores, isso quer dizer todos nós, independente do que crê, do que faz ou da sua visão de mundo. Todos nós erramos, temos instabilidades emocionais, cometemos injustiças, falamos bobagens, não perdoamos como deveríamos perdoar, somos violentos ou agressivos, ingratos, etc. Quem não erra?

Quando entendemos a “carnalidade” de todos nós, nossa natureza humana imperfeita e deteriorada – a teologia reformada chama isso de “depravação total” – somos, em primeiro lugar, chamados a uma postura de profunda humildade – não sou melhor do que ninguém, bom mesmo é Deus, como disse Jesus.

Em segundo, ao tomarmos consciência de nossa natureza evitamos decepções, pois compreendemos que os seres humanos – incluindo os mais nobres cristãos – erram mesmo e não podemos criar expectativas altíssimas sobre as pessoas e nem “cobrar bondade” onde não se pode encontrar, afinal, “de pedras não tiramos leite”.

Por último, a consciência da natureza humana falha nos faz olhar para o alvo, Cristo. Ele sim não erra, pois “Deus é fiel”. A igreja erra, pastores e padres erra, os modelos societários erram, mas Deus continua firme, bom, misericordioso, justo e amoroso. É por isso que não há mudança política, revolução social, se não há mudança ideológica, se não há mudanças cognitivas-comportamentais. “Seres neuróticos criam sociedades neuróticas” como dizia Reich, assim como sociedades neuróticas criam seres doentes. Há uma profunda interação nisso.

Os seres humanos podem errar, é da sua natureza, mas Deus não nos abandona, não falha, não há n’Ele sombra de variação e Sua Palavra e Suas promessas duram para sempre. Assim construímos a nossa fé na rocha eterna que é Cristo.

Quando sua alma ficar abatida e decepcionada, quando sentir-se injustiçado ou abandonado, lembre-se do Senhor que intercede por ti, tenha fé unicamente n’Ele e encontrará paz e descanso para sua alma.


"Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso
pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.

Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.

Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia,
nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.

Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.
Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.

Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio,
nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.

Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos;
com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.

Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.

"Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.

Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra.

Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação." (Salmos 91:1-16)


Ele é nosso “sumo sacerdote”, o pastor que ora por nós e conhece todas as nossas mazelas humanas porque se fez carne como nós. Não é bom saber que temos um advogado fiel diante das tribulações e injustiças humanas? No mais, é não abandonarmos a luta nesse mundo, sob a benção da Graça d'Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário