quinta-feira, 20 de outubro de 2011

COMPAIXÃO OU AGRADECER A DESGRAÇA DOS OUTROS? (O sentido de gratidão)

"Aí o menino subiu no telhado da irmã... Glória a Deus!
Ele soltando pipa e a mãe dele, nossa irmã, chamando por ele... Glória a Deus!
O menino né, se distraiu e caiu do telhado... Glória a Deus!
A irmã ficou desesperada em ver aquele corpinho do seu filho todo quebrado e cheio de sangue... Glória a Deus!
Chamaram o socorro, levaram para o hospital e hoje ele está curaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaadoooooooooooo... Aleluia! Glória a Deus! (todos berraram juntos com o pregador daquela igreja pentecostal na estrada do Rio do Pau, na cidade do Rio de Janeiro)".



Fiquei um pouco chocado ao ouvir isso naquela noite.

Eu sei que a Palavra diz que "todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano".(Romanos 8:28) Então, até mesmo os acontecimentos ruins tem um sentido na soberania de Deus e em seu chamado em nossa vida.

Eu também sei e creio no mistério da predestinação em que...

"Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio" (Efésios 1:11)

Um cristão maduro e que tem a Bíblia como Sua orientação espiritual-existencial deve saber que uma das virtudes da Presença Espiritual em nosso coração é caminhar em meio às dores e alegrias "sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo" (Efésios 5:20 NVI), mas há um limite nisso. Não somos insensíveis com os nossos sofrimentos e fraquezas, nem mesmo o Senhor é duro assim conosco. Dar "glórias a Deus" por uma multidão de desgraças na vida de alguém não é sensato, nem cristão, é um fundamentalismo tosco que se apega a letra, não ao Espírito.

Nós cristãos temos um compromisso de amor com a transformação do mundo, com a compaixão e não com um escape religioso alienante, um LSD espiritual para entorpecer as almas religiosas.

Ora, o pastor deveria, na minha leitura, lamentar todas as angústias que aquela irmã viveu com seu filho e proclamar que Deus não se agrada do mal na vida das pessoas, ao final, sim, todos damos graças a Deus, glórias a Ele porque misericordiosamente salvou aquela vida. Esse equilíbrio na pregação é fundamental, esse bom senso ao expormos o Evangelho de Jesus é central. O fanatismo da letra emburrece.

A palavra gratidão, originalmente do latim "gratitudo", entrou em nossa língua por volta de 1543. Significa basicamente reconhecer uma pessoa que lhe prestou um auxílio, um benefício, um favor, etc. Quando damos graças a Deus ou glórias ao senhor Jesus Cristo, estamos nos esvaziando de nosso egoísmo antropocêntrico - que deseja sempre o reconhecimento pessoal - para dar lugar a gratidão pela verdadeira Vida que é Deus.

Um cristão é, por fé, um ser gratífico, que expressa sempre sua gratidão - em relação a Deus e ao próximo. É uma pessoa que vive agradecida por todos e por tudo, expressa sempre sua satisfação com as coisas que Deus manda, mesmo que sejam tribulações. Ele não é perfeito. Há momentos de dor, de reclamação, de confrontamento com o Senhor, mas no final das contas, Deus sempre vence e rendemo-nos a Ele com o nosso "assim seja" (amem). Assim, somos gratos a Ele, aos vizinhos que nos ajudam, a ambulância que chegou e a equipe médica que interviu.

É claro que tudo isso se dá pelo Espírito de Cristo agindo em nós, pois se depender de nossa natureza humana vamos estar sempre lamuriando, reclamando, xingando, criticando, ou seja, em nossa "carnalidade" - para usar uma expressão antiga da Bíblia - somos ingratos demais.

Meu amando, minha amada, tenhamos bom senso no uso das palavras de nosso Senhor e sensibilidade humana-cristã ao lidar com os problemas que afetam os nossos semelhantes, independente de credos religiosos.

Aproveitemos o dia de hoje, que estamos vivos e lendo esse texto - alguns não conseguem mais enxergar, lembre-se disso - para agradecermos ao Senhor todas as benção ocultas - agradecer bençãos visíveis é fácil, assim devemos fazer sempre.

Aproveitemos para agradecermos aqui-agora aqueles anjos ministradores que Ele nos envia no socorro e nós nem percebemos, talvez porque alguns desses anjos são humanos como nós: vizinhos, amigos, parentes e até adversários.

Que Ele, nosso misericordioso Pai das Luzes nos perdoe nossa ingratidão.


"Dai glória ao SENHOR vosso Deus, antes que venha a escuridão e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, ele a mude em sombra de morte, e a reduza à escuridão". (Jeremias 13:16)


Um comentário:

  1. Concordo e chamo a atenção para o esvaziamento que, movidos pelo Espírito Santo de Deus em nós, louvamos e damos Glórias ao Senhor.

    Quando nos esvaziamos de nós ficamos cheios do Espírito, quando somos fracos, somos fortes, quando fechamos os olhos para o mundo, os abrimos para algo maior e mais sublime, enfim, quando nos ajoelhamos somos maiores.

    O mundo espiritual tem perspectivas jamais constatadas no mundo "físico".

    Parabéns, Márcio, pelo maravilhoso texto que nos conduz à reflexão e estudo da Palavra.

    Bjoks

    Cris

    ResponderExcluir