segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PREGUE A PALAVRA!

"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho". (Salmos 119:105)

Neste domingo eu fui visitar uma Igreja Batista com a minha namorada. O culto estava ótimo, tudo sendo feito para a honra e glória de Deus, mas, o "pregador" da noite seria um missionário da CBB. A comunidade de fé tem um ambiente muito agradável, o pastor responsável me parece homem muito sério e comprometido. As pessoas são mui amáveis. Sentimo-nos em casa.

Orei, louvei e aguardei com o coração cheio de desejo de ouvir o Evangelho do Senhor, mas o "pregador" tomou o lugar no púlpito, abriu a Bíblia, leu apenas três versos de João e... pode fechar!

Como assim?

Foram diversas histórias pessoais, coisas do "campo missionário". Algumas dramáticas e edificantes, mas em pleno domingo, o púlpito não deveria ser para simplesmente proclamar o Evangelho? Pregue a Palavra! Assim diziam os antigos.

Hoje em dia poucos levam a Bíblia para a igreja e por dois motivos básicos. As igrejas projetam no telão os textos bíblicos - boa parte dos crentes já nem sabem mesmo onde ficam os livros. Outro motivo é o fato de que aquele que irá trazer a Palavra (o "pregador") apenas faz uma leitura rapidinha de um trecho, no mais, é puro derramamento pessoal, reflexões, causos, algumas piadas, etc.

Pode parecer implicância, mas o missionário era arminiano, daqueles empolgados, dos que querem ganhar almas para Cristo de qualquer maneira (não é Cristo quem "ganha" as almas que Ele mesmo escolheu?) e adorava contar causos de conversões. Bem, não vou falar sobre as "técnicas" do evangelismo arminiano, esse é um outro assunto complicado demais.

Não defendo uma pregação carrancuda, longe de mim. Nem mesmo sou contrário ao uso de tecnologias nas igrejas, mas, onde está a boa e velha Bíblia, cheia de anotações, onde os expositores faziam questão de banhar o seu sermão em inúmeras passagens das Escrituras. Saíamos edificados do culto e compreendendo mais a Palavra de Deus e Sua vontade para nós hoje. Essa era a tradição reformada, a pregação protestante e até mesmo os arminianos (veja um John Wesley) pregavam assim.

Ainda bem que a minha namorada, assim como eu, focamos nas coisas boas, na presença de Cristo, em "reter o que foi bom" de todos os causos do missionário - que me pareceu homem santo, honrado e verdadeiramente apaixonado por Jesus - e, por tudo isso, saímos felizes dando glórias a Deus.

Sim, eu sei que os "evangélicos" cresceram no Brasil, mas o analfabetismo bíblico também. Não quero ser arrogante, é apenas uma constatação de muitos estudiosos. Falar de Lutero, Calvino e Karl Barth então... esquece! Escola Bíblica Dominical? Espere sentado e veja quantos aparecem.

"Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade". (João 17:17)

Que as igrejas possam oferecer mais da Palavra de Deus, para que o Espírito de Cristo possa soprar em nossos ouvidos e mentes, regenerando-nos e apontando os rumos existenciais que tanto buscamos nessa "vida louca vida".

A minha oração é: "Senhor, usa-me conforme os Seus propósitos e que eu não fique paralisado pela crítica e nem pelas dificuldades, mas que eu faça a diferença dentro do ambiente em que eu estiver inserido, em nome de Jesus. Amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário