segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CRISTÃO BEBE, FUMA E FAZ SEXO?

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus".(Mateus 5:17-20)

Jesus veio cumprir a Lei de Deus de uma maneira perfeita - nós somos incapazes disso! - justamente para que nós pudéssemos viver (sermos salvos ou, em linguagem técnica, justificados) pela fé somente e produzíssemos frutos de justiça, amor e caridade que fossem superior ao externalismo legalista dos escribas e fariseus do seu tempo.

A maioria dos chamados "evangélicos" (esse termo anda tão "queimado" nesse país), imitando os fariseus e escribas da época de Jesus, estão preocupados demais com sexo (posições e orientações pessoais), cigarro, bebidas, roupas, adornos, tatuagens e todas as externalidades comportamentais, mas a mensagem da Boa Nova, o Evangelho do Cristo, dirige-se para libertar-nos de tudo isso, para vivemos em "novidade de vida", e isso é algo que vem de um coração modificado. Ali dentro do coração é que mora satanás e poucos se dão conta disso, querendo exorcizar o exterior, como "sepulcros caiados".

"E [Jesus], chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?" (Mateus 15:10-12)

Sabe o que é triste? Os novos fariseus do século 21 continuam se escandalizando com isso! Ainda não compreendemos a mensagem libertadora do Evangelho de Jesus Cristo e por isso mesmo é enorme a legião de crentes (evangélicos e católicos) doentes, recalcados, neuróticos, tristes, medrosos, caluniadores, santarrões de pau oco, etc. O apóstolo Paulo compreendeu a radicalidade do Evangelho ao escrever:

"Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo". (Romanos 13:9)

Meu amado, minha amada, pare de julgar e se preocupar demasiadamente com o comportamento exterior dos outros, deixe essa mania de querer "ser puro", pois somente Cristo é imaculado. Caminhe na fé e na Graça. Volte-se para dentro, para o seu coração. Quem és tu? Amas o teu próximo? Amas a si mesmo? Amas a Deus?

"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei". (Romanos 13:8)

"Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus". (1 João 4:7)

Nada devemos a ninguém, pois se verdadeiramente amamos e perdoamos, cumprimos a Lei de Deus, expressamos nossa fé salvadora, provamos que Deus está conosco - pois o amor vem d'Ele! - e O conhecemos verdadeiramente em Espírito, pois experimentamos Sua imanência em nossa alma.

Para fechar, meditemos:

"Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê". (1 João 4:20)

A minha oração é: "Senhor, perdoe-me o farisaísmo que ainda existe em meu coração, lava-me com o Teu Santo Espírito para que eu viva em amor autêntico, amando-me e amando os meus irmãos e irmãs, sendo uma expressão viva de comunhão contigo. Amem."

Observação importante: Para quem sabe ler, não estou defendendo o alcoolismo - diabólico! - e nem o tabagismo que vem tirando milhões de vidas. Creio que o texto é claro quanto a minha posição teológica anti-puritana. Lembro-me do grande calvinista Karl Barth que era fumante e quem ousaria dizer que ele não era um homem de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário