segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A IGREJA É PARA CANALHAS E DOENTES COMO EU

"Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo". (Romanos 7:19)

O apóstolo abençoado não tinha vergonha de assumir em sua carta aos Romanos o quanto existia de contradição interna nele, o que eu chamo de canalhice de querer e não fazer. Paulo era sim um cristão, amava a Deus, recohecia Jesus Cristo como Seu Senhor, mas ainda assim, por conta da sua NATUREZA HUMANA corrompida, nem sempre conseguia fazer o bem que desejava, nem sempre "andava na linha" do Evangelho que ele mesmo pregava com tanta paixão.

Todos nós somos assim, com excessão dos auto-iludidos - ou hipócritas mesmo! - que pensam já ser plenamente santificados, que já estão "puros" ou que raciocinam com "mentes celestes". Ora, Jesus sabia:

"... pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" (Romanos 3:23).

Todos! Eu, você, aquele obreiro abençoado, o pastor, o bispo, aquele que você acha o maior santarrão da igreja, não importa. Para os olhos santos de Deus, todos, sem excessão, pecaram e estão sem a presença da Glória d'Ele. Esse é o nosso "marco zero", nosso estado natural. Nascemos assim mesmo, nú e pecadores. E diante desse quadro existencial, Jesus Cristo nos convida:

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso". (Mateus 11:28)

Preste atenção! "Venham a mim"! Ele não diz que você pode fazer o serviço sozinho de purificar-se e santificar-se. Não é você com suas obras, seus programas de auto-limpeza que irá chegar-se a Deus. Ele é explícito ao dizer:

"Largue todo esse seu orgulho besta, sua auto-suficiência e venha do jeito que você está, venha a mim, pois Eu Sou aquele que recebe todos os cansados e sobrecarregados de suas lutas e tentativas de ser bonzinhos por si mesmos, Eu Sou o seu descanso diante de todas as suas neuroses, tormentas, conflitos".

Deus assume para Si mesmo a tarefa que muitos acham que é sua. Alguns pensam: "Vou me tornar bom, depois puro, depois santo, aí sim vou ter coragem para entrar numa igreja e conversar com o Senhor Jesus". Acorde! Não é isso. Isso é farisaísmo, não cristianismo. Essa não é a BOA NOVA do Evangelho, nem é a mensagem da GRAÇA, pois se eu preciso "me purificar" para me achegar a Cristo, então, nem preciso mais d'Ele. Já me purifiquei, me justifiquei, me salvei, sozinho.

"Eu os purificarei de todo o pecado que cometeram contra mim e perdoarei todos os seus pecados de rebelião contra mim". (Jeremias 33:8)

Deus diz o contrário pelo profeta Jeremias: eu purifico (não é você!), eu perdoarei, eu irei curá-lo. As ações regenerativas partem do Altíssimo e não do próprio pecador (simbolicamente morto) que, depois, deverá colaborar, é claro. Mas a salvação, a iniciativa, é d'Ele, para que ninguém possa se gabar dos seus méritos pessoais, como afirmou Paulo.

A Igreja - não estou falando aqui de instituiçõs e denominações - não é uma reunião de pessoas perfeitas e angelicais, é um hospital das almas, uma comunhão de pecadores em processo de regeneração, uma assembléia de pessoas justificadas por Cristo e sem méritos pessoais, uma reunião de doentes como eu e você. A Igreja é assim um sinal da Graça de Deus no mundo e uma prova do que Jesus Cristo prometeu:

"Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores". (Marcos 2:17)

A minha oração é:

"Obrigado Senhor! Esse doente aqui está dentro do Teu chamado. Não me sinto excluído por Ti, ainda que alguns "representantes" teus não gostem de mim, me acham indigno de estar na Tua Casa, consideram-me confuso, vacilante, falso na fé.
Ajuda-me Senhor, purifica-me e endireita progressivamente os meus caminhos até que um dia eu possa refletir mais e melhor a Tua Luz em minha vida. Amem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário