terça-feira, 18 de outubro de 2011

O DIABO QUE ASSOMBRA O POVO: "SAI CAPETA!"

Eu não tenho medo do diabo! Sei que existe sim "forças negativas e trevosas", mas se vivemos na fé, estamos escudados. O pavor do diabo - derrotado desde o princípio! - sempre foi um terrível instrumento de manipulação social, eclesiástica e até mesmo de instabilidade emocional de muitos. Lutero se levantou no século XVI contra isso, ele mesmo apavorado e sentindo-se perseguido por satanás em todos os cantos de sua vida

O cristianismo mostra a derrubada do diabo, o fim do medo e da opressão espiritual, portanto, aquelas igrejolas que se dizem cristãs e continuam a apavorar os outros com o capeta estão na contra-mão de Jesus Cristo e de Seu Evangelho. Elas não estão espalhando as boas novas e sim más notícias.

O capeta ressurgiu com força total depois do movimento pentecostal e suas variantes pós-modernas (há origens puritanas, mas fica para outro momento). Aqui no Brasil, o sucesso do chifrudo ganhou espaço nos anos 70, cresceu demais nos anos 80 e estourou em todas as paradas de sucesso nos anos 90. Temos milhares e milhares de igrejolas pregando o terror e vendendo a "expulsão" do mesmo no corpo dos crentes.

É estranho que uma pessoa, cristã, portanto habitada pelo Espírito Santo, "receba" o capeta para ser expulsado pelas lideranças ou viva com medo dos seus tormentos, pois a Palavra nos ensina fé:

"Quem acusará aqueles que Deus escolheu? Ninguém! Porque o próprio Deus declara que eles não são culpados. Será que alguém poderá condená-los? Ninguém! Pois foi Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem foi ressuscitado e está à direita de Deus. E ele pede a Deus em favor de nós. Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte? Como dizem as Escrituras Sagradas: "Por causa de ti estamos em perigo de morte o dia inteiro; somos tratados como ovelhas que vão para o matadouro." Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Sen
hor.(Romanos 8:33-39)

Eleitos e eleitas de Deus, povo da fé, quem te acusa? Quem te condena? Ninguém! Estás sob a proteção do Altíssimo e o próprio Cristo pede ao Pai por nós. Ele ora por nós. Quer mais poder de oração do que esse? Ainda tem medo ou angústia de quê? "Ah mas eu ainda tenho meus pecados". Eu também, mas creio n'Ele, olho para Jesus Cristo, o autor da minha fé e caminho, peço que Ele cada dia mais vá me regenerando de acordo com Seus propósitos. Preste atenção, pois a Palavra é clara: nada pode nos separar do amor de Deus! Nada! Sabe o que é nada? É nada mesmo, coisa alguma, nem capeta, nem espírito ruim, encosto, nada. Estamos unidos no amor de Deus por nós, por meio de Cristo.

A Palavra nos ensina: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo" (Efésios 6:11).

Proteja-se com a fé que você tem, derramada por Deus em seu coração. A fé é "toda a armadura" de um cristão. Tens fé? Se tiver fé, não dará lugar a nenhum diabo (Efésios 4:27), será protegido e servido pelos anjos do Senhor (Mateus 4) e nenhuma seta maligna poderá atingir-te. Ficarás tranquilo, não por algum poder especial que você tenha, nem pelos seus méritos de "boa pessoa", mas porque o Senhor é contigo.

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós".(Tiago 4:7)

Sujeito-me a Deus quando eu o amo através do próximo, esse é o resumo de toda a Lei de Deus. O amor. Quando eu amo, estou resistindo ao diabo da fofoca, ao diabo da queixa, ao diabo do não-perdão, ao diabo do ódio aos meus adversários, o diabo da angústia, o diabo da culpa e muitos outros capetas que são pouco reconhecidos.

Quando eu resisto a esses "diabos" todos que atentam a minha alma, ele foge, sua influência se retira, posso inclusive usar a psicoterapia e a psiquiatria que, em alguns casos, pode ser um instrumento valioso nas mãos de Deus.

O cuidado que temos não pode ser paranoico, nem deve gerar pânico ou uma angustiante auto-vigília, mas deve ser um cuidado todo espiritual, como nos ensina a Palavra: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar" (1 Pedro 5:1)

Todos esses diabos: culpa, angústia, depressão, ódio, rancor, queixume, fofoca, etc. Procuram nos devorar a alma com deuses canibais, portanto, fiquemos atentos. Não existe melhor maneira de estarmos atentos do que nos agarrarmos em nossa fé em Cristo, orarmos (comunhão com Deus) e continuamente meditarmos nas sábias palavras que emanam das Escrituras.

Crer, orar e meditar na Bíblia - se preciso for, tomar um remédio e ter um analista não faz mal algum, podem ser instrumentos de Deus também. Assim estamos protegidos e não há brecha para nada de ruim, a não ser aquilo que o Senhor predestinou para que vivêssemos como provação mesmo, nossas tribulações diárias e comuns a qualquer ser vivente.

Tenha fé, abrace a vida, recoste-se em Jesus Cristo e debaixo da graça d'Ele diga "sai capeta"!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário